Qual a importância das edificações sustentáveis na construção civil?

Você sabia que a sustentabilidade também é fundamental na construção civil? Leia o artigo e conheça a importância das edificações sustentáveis!

Qual a importância das edificações sustentáveis na construção civil?
  • Compartilhe
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp

 

A preocupação com o meio ambiente, redução de resíduos e o melhor aproveitamento da matéria prima natural é uma demanda que atinge a vários setores, inclusive o da construção civil.

Neste cenário, a adoção de boas práticas de sustentabilidade é fundamental, tendo em vista que é um dos segmentos que mais gera entulho e resíduos e que os consumidores têm valorizado empresas que adotam em seu desenvolvimento práticas sustentáveis.

Não somente isso, é também a construção civil quem capta um grande volume de matéria prima natural, como a madeira.

Diante dessa realidade, as edificações que adotam técnicas eco eficientes, com gestão adequada de resíduos, estão um passo à frente no mercado.

Assim, além de reduzir as agressões ao ambiente, também é promovida a economia para sua empresa e a melhoria da sua imagem perante os clientes.

Interessante, não é mesmo? Quer saber em detalhes sobre a importância das edificações sustentáveis na construção civil?

Então continue a leitura desse artigo e saiba as vantagens dessa prática na obra. Vamos lá?

 

O que é sustentabilidade na construção civil?

O conceito de sustentabilidade é bastante amplo e se aplica nos mais diversos setores da economia.

Na construção civil, sustentabilidade vai além da ideia de construir um empreendimento sem afetar o meio ambiente e o entorno.

É claro que esses aspectos são de suma importância, entretanto, a preocupação com os impactos vai bem além disso.

Também são incluídas questões como a eficiência energética e sustentabilidade da edificação.

Uma edificação sustentável é aquela que é desenvolvida utilizando técnicas e metodologias eco eficientes desde o canteiro de obras até depois da obra ser concluída.

Características de uma edificação sustentável 

Uma obra sustentável tem diferenciais quando comparada com uma edificação utilizando técnicas tradicionais da construção civil.

Vejamos algumas práticas que são utilizadas no modelo sustentável de construção:

  • O projeto da edificação conta com a gestão ambiental de resíduos;

  • Preservação da maior área de vegetação possível dentro do projeto;

  • Preservação do microclima;

  • Inclusão de sombreamento vegetal por meio de elementos paisagísticos;

  • Recuperação de praças e arborização de áreas de lazer;

  • Instalação de dispositivos que possibilitem a medição individualizada de água;

  • Soluções hidráulicas para redução do consumo de água;

  • Sistemas de captação de água de chuva;

  • Consideração do potencial de insolação e circulação de ar no projeto;

  • Uso de lâmpadas que permitam menor consumo;

  • Instalação de painéis fotovoltaicos para captação de luz solar;

 

Qual é a importância da sustentabilidade para a construção civil?

As edificações que são projetadas seguindo premissas sustentáveis têm um maior respeito e apreço por parte dos clientes e investidores.

Afinal, todos podem enxergar o empreendimento como ambientalmente e socialmente responsável. O interessante é que empreendimentos sustentáveis são econômicos para os moradores a longo prazo.

Isso porque essas edificações priorizam a iluminação natural, utilização de água de reuso e energia solar, entre outros métodos que minimizem os gastos do dia a dia nas residências.  

Outro ponto interessante é que, ao optar pelo uso racional de recursos e a escolha consciente de materiais, é possível ter uma maior economia, até mesmo para a construtora, tornando a empresa financeiramente sustentável.

Pensando no lado ecológico, construções sustentáveis possuem são projetadas pensando em todo o ecossistema ao redor.

Dessa forma, existe um menor risco de contaminações e acidentes que podem comprometer toda a viabilidade do projeto.

 

Certificações ambientais na construção civil

 

Você sabia que edificações sustentáveis podem receber certificações ambientais? É isso mesmo! Essas certificações tem como objetivo demonstrar que o empreendimento cumpriu com normas técnicas para a eficiência na utilização de recursos naturais e energéticos e na emissão de gases e outros poluentes.

Então, as construções que recebem os selos são aquelas que buscou, de alguma forma, garantir um desenvolvimento sustentável e reduziu os custos com consumos de energia e de água. 

O interessante é que empreendimentos certificados podem conquistar mais clientes, afinal, demonstra ao consumidor sua preocupação com a sustentabilidade ambiental.

Vamos conhecer agora as principais certificações ambientais disponíveis no Brasil:

 

Certificação LEED

A certificação LEED foi criada pelo US Green Building Council (USGBC), nos Estados Unidos. Atualmente, o Brasil ocupa o 4º lugar como país com registros, com mais de 530 projetos certificados pelo LEED.

O LEED confere a garantia de eficiência da construção, levando em conta a parte energética, hídrica e de emissão de gases do efeito estufa. 

Essa certificação é dividida nas categorias Certified, Silver, Gold e Platinum. Podem ser certificados pelo LEED projetos divididos em 8 tipologias:

  • Desenvolvimento de bairros;

  • Edifícios já construídos;

  • Envoltória e estrutura principal;

  • Escolas;

  • Hospitais;

  • Interiores comerciais;

  • Lojas de varejo;

  • Novas construções e grandes reformas.

Para ter acesso a essa certificação é necessário escolher a tipologia, registrar-se no site oficial do LEED e enviar todos os documentos exigidos pela certificadora. Por fim, uma empresa auditora avaliará o projeto para emitir o certificado.

 

Selo Procel Edificações

O Selo Procel Edificações nasceu recentemente, em 2014, e tem como principal objetivo certificar as construções que apresentam as melhores qualificações em eficiência energética.

A certificação Procel utiliza critérios de avaliação baseados no Programa Brasileiro de Edificações (PBE). Em edifícios comerciais, de serviços e construções públicas, os sistemas avaliados são envoltórios, iluminação e condicionamento de ar.

Já para as unidades habitacionais, são consideradas a envoltória e o sistema de aquecimento de água. O Selo Procel Edificações pode ser concedido tanto na etapa de projeto, que valerá até a efetiva finalização da obra, quanto para a edificação já construída. 

Para receber a certificação, o empreendimento é avaliado por um Organismo de Inspeção Acreditado (OIA) validado pelo Inmetro e, caso atenda aos requisitos do regulamento, o selo é outorgado pela Eletrobras.

Certificação Aqua

A certificação Aqua é aplicada no Brasil desde 2008 e é derivada da certificação francesa Démarche Haute Qualité Environnementale (HQE).

Nessa certificação, a construção é avaliada de acordo com níveis de desempenho, que podem ser categorizadas da seguinte forma: 

  • Melhores práticas — 3 categorias;
  • Boas práticas — 4 categorias;
  • Base — 7 categorias.

Dessa forma, a construção recebe a certificação de acordo com número de categorias que ela atinge em cada nível de desempenho. 

Lembrando que os referenciais técnicos levam em consideração a cultura, o clima, as normas técnicas e a regulamentação do país.

Para conquistar a certificação, são feitas auditorias no empreendimento, de acordo com cada categoria.

 

Selo Casa Azul

Concedido aos projetos habitacionais financiados pela Caixa Econômica Federal, o Selo Casa Azul é o primeiro selo criado no país.

Para receber a certificação, a construção precisa utilizar soluções eficientes e que promovam o uso racional dos recursos naturais nas construções. 

A Caixa Econômica Federal adota um total de 53 critérios para a avaliação da concessão do selo e ele é dividido nas categorias: 

  • Conservação de recursos materiais;

  • Eficiência energética;

  • Gestão da água;

  • Práticas sociais.

  • Projeto e conforto;

  • Qualidade urbana;

Além disso, o selo Casa Azul tem 3 níveis: Bronze, Prata e Ouro. Para solicitar a certificação, é preciso enviar a documentação exigida para o órgão, que dará a graduação alcançada pelo empreendimento de acordo com as suas características.

 

Vantagens das edificações sustentáveis

Agora que você conhece sobre o que são as edificações sustentáveis e a importância das construções seguindo essa linha, vejamos agora as principais vantagens delas: 

 

Incentivos que reduzem o investimento

No Brasil, existem diversos investimentos fiscais para construções que adotam práticas sustentáveis. Então, por exemplo, um deles é previsto pelo projeto de lei federal n. 252/2014.

Existem benefícios fiscais para construções com telhados verdes, e de sistemas de aproveitamento de energia solar, de águas pluviais e de reutilização de água.

Outra economia bem interessante é o IPTU Verde, que proporciona descontos de 5% a 20% para novas construções ou para reformas que implementem soluções sustentáveis. 

 

Melhor custo-benefício

As construções sustentáveis são mais valorizadas pelos clientes, afinal, o uso racional de recursos naturais reduzem impostos e tarifas, como a da conta de energia e de água.

Não somente, o uso de materiais reciclados contendo em sua composição resíduos de embalagens Tetra Pak, garrafas PET e pneus também gera maior economia na obra. 

É possível também substituir vários elementos por materiais plásticos reciclados, que são mais resistentes do que os tradicionais. 

É possível também se utilizar de madeira de reflorestamento, Este é um dos modelos de construção mais eco eficientes. uma construção com madeira engenheirada, por exemplo, inicia com Carbono negativo e não demanda a destruição de florestas.

 

Maior conforto e valorização

Edificações sustentáveis oferecem um maior conforto para os moradores e costumam ser mais atrativos esteticamente.

Com os métodos atuais e ecológicos, as construções podem oferecem um maior equilíbrio térmico, por meio do isolamento nas paredes.

Dessa forma, é reduzida a necessidade de ar-condicionado ou sistemas de aquecimento do ambiente. Além disso, com o isolamento acústico e a priorização de iluminação natural, ainda mais economia e conforto são gerados.

Para completar a cereja do bolo, sistemas para captação de energia solar e água de chuva para reuso também elevam a comodidade dos usuários e reduzem gastos futuros.

Dessa forma, o imóvel se torna ainda mais valorizado! Ei, quer conhecer imóveis sustentáveis em Porto Alegre?

 

Conte com a Suder! Nós somos especialistas em lançamentos imobiliários de Alto Padrão e Investimentos Altamente Rentáveis.

Você pode encontrar em nosso leque de opções empreendimento Verde, construídos pensando na sustentabilidade!

Acesse o nosso site e conheça empreendimentos em bairros nobres para investir! 

FALE CONOSCO