O beach tennis virou mais do que uma tendência e se mostrou um diferencial, tanto para os empreendimentos de alto padrão quanto para a qualidade de vida de seus moradores.
Febre no país, o beach tennis tem conquistado adeptos também fora das arenas especializadas. Hoje, novos empreendimentos já contam com a quadra para a prática da modalidade como um dos benefícios dos condomínios. Afinal, o que explica esse sucesso?
“O beach tennis é um esporte mais fácil do que o tênis de campo que tem muita técnica e exige um material mais caro para ser praticado. Aqui, se o aluno aprender a volear (pegar a bola no ar), já pode sair jogando”, explica Yessi Cordova, professora de tennis e beach tennis.
Yessi, que ensina em condomínios há um ano, conta que por se tratar de uma modalidade que ajuda a manter a forma e permite o jogo em grupos, a maior parte do público é de mulheres e famílias. Há dois meses, ela dá aulas para um casal e dois filhos que não passavam muito tempo juntos, mas encontraram no beach tennis uma forma de sair do lazer em shoppings e se divertir juntos dentro da estrutura do próprio condomínio.
Por se tratar de uma modalidade que pode ser praticada ao ar livre, o beach tennis cresceu muito durante a pandemia. Ao observar a fila para a prática nas arenas, o mercado imobiliário absorveu a estrutura para dentro dos empreendimentos, o que facilitou a vida dos moradores e movimentou a rotina dos condomínios.
Hoje, condomínios que pouco aproveitavam as áreas comuns veem na quadra de beach tennis um espaço disputado. Alguns contam até com aplicativo para a reserva de vaga. A casos onde é precido agendar com uma semana de antecedência o horário para praticar, Além de se ter notado um aumento nas solicitações de construção de novas quadras de areia nos espaços comum dos condominios.
Uma quadra de beach tennis tem 8 metros de largura por 16 metros de comprimento. Com os espaços dos recuos e as amenidades como vestiário e lava-pés, ocupa no mínimo 250 metros quadrados. Em regiões verticalizadas onde se situam os condominios, isso significa muita área útil, mas de acordo com especialista e incorporadores, o investimento vale a pena.
O custo total de implantação do projeto de uma quadra de beach tennis gira em torno de R$60 mil, o que não significa muito dentro do valor total da obra. O custo de manutenção também é baixo, exigindo apenas pintura e a troca de materiais e iluminação que em geral são bastante duráveis. Outra vantagem é o custo para o morador, que hoje pagaria em torno de R$400 em uma arena para ter aulas de beach tennis uma vez por semana, fora os investimentos em raquete e equipamentos.
Diferentemente de uma quadra de futebol society ou de tênis de campo, uma quadra de beach tennis não acumula água e é muito mais versátil porque basta retirar a rede para praticar outros esportes como futevôlei, vôlei de praia e futebol de areia, além de treinamento funcional. Exatamente por isso, condomínios mais antigos têm optado por substituir essas estruturas pelas novas quadras de areia.
Em alguns casos, a experiência com o beach tennis começa muito antes da compra ou da mudança e serve como uma forma de experimentar a modalidade. Ao perceber o aumento da busca pelas quadras de beach tennis entre seus clientes, as incorporadoras tem implantado a estrutura no terreno do estande de seus empreendimentos. Em alguns casos, o estande gerou uma fila de espera para a prática do esporte, possibilitando a promoção de eventos e aulas gratuitas para os visitantes. Além de um atrativo para potenciais clientes, a quadra funcionou como uma gentileza urbana para os moradores do bairro.
Quem acompanha o mercado imobiliário e sabe como algumas estruturas viram febre deve estar se perguntando se vai acontecer com as quadras de beach tennis o mesmo que aconteceu com as quadras de squash e as salas de pilates. Mas o certo é que o beach tennis veio para ficar porque tem um custo baixo e já se provou muito versátil.
A facilidade com que se aprende a jogar, e a diversão que proporciona, talvez expliquem parte da popularidade que beach tennis vem ganhando.
O beach tennis é uma ótima opção para quem deseja melhorar o condicionamento físico e cuidar da saúde. Confira outros benefícios da prática esportiva:
1. Alto gasto calórico
Por exigir muita movimentação e rapidez promove um alto gasto de calorias, auxiliando no processo de emagrecimento.
2. Trabalha o corpo inteiro
Por envolver o uso dos membros inferiores e superiores proporciona a tonificação muscular do corpo como um todo.
3. Melhora o desenvolvimento físico-motor
Ficar atento à bolinha e correr atrás dela ajuda no desenvolvimento dos reflexos e da percepção corporal.
4. Promove a tomada de decisões rápidas
A agilidade do esporte faz com que sejam necessárias tomadas de decisões rápidas, estimulando o córtex cerebral.
5. Aumenta a motivação
As práticas esportivas em geral liberam hormônios relacionados ao prazer e felicidade, o que motiva na realização dos exercícios e na busca por uma vida saudável.
A contagem dos pontos no beach tennis podem ser feitas das seguintes maneiras, conforme a Confederação Brasileira de Tênis:
a) Jogo Padrão (No-Ad)
Um jogo padrão é marcado de modo a seguir com a pontuação do sacador que está sendo chamado pela primeira vez:
- Nenhum ponto - "Love" ou zero
- Primeiro ponto - "15"
- Segundo ponto - "30"
- Terceiro ponto - "40"
- Quarto ponto - "Game"
Exceto que, se cada equipe ganhou três pontos cada, a pontuação é “iguais” e um ponto de decisão deve ser jogado. O time que vencer o ponto decisivo vence o “game”.
b) Tie-break
Durante um jogo tie-break, os pontos são marcados "Zero", "1", "2", "3", etc. O primeiro jogador / time que alcançar sete pontos ganha o "Game" e "Set", desde que haja uma margem de dois pontos sobre o adversário (s). Se necessário, o tie-break deve continuar até que esta margem seja atingida.
O jogador que tenha a vez de sacar servirá o primeiro ponto do tie-break. Os dois pontos seguintes devem ser sacados por outro jogador da equipe da dupla adversária. Depois disso, cada jogador / time deve servir alternadamente por dois pontos consecutivos até o final do jogo tie-break (em duplas, a rotação do serviço dentro de cada equipe deverá continuar na mesma ordem que durante esse set). O jogador / time quem era a vez de servir em primeiro lugar no tie-break será o recebedor no primeiro game do set seguinte.
A rede suspensa tem 1,7m de altura e entre 4,5m (simples) e 8m (duplas) de largura. O comprimento da quadra é de 16m.
Se os pontos do beach tennis são similares ao tênis, a dinâmica do jogo é parecida com a do badminton.
Ambos os esportes são baseados em rebater um objeto leve por cima de uma rede, buscando que ele caia na quadra do seu adversário.
Os principais movimentos são voleios, que podem ser de forehand (“de frente”) e de backhand (“de trás”), além de lobs (um “balão”), drop-shots (a “deixadinha”), e os smashs (rebatida direta de cima para baixo).
Pode-se dizer que o saque do beach tennis é um fundamento único do esporte.
O saque pode ser feito de qualquer lugar, desde que seja atrás da linha de fundo da quadra, a partir de qualquer movimento e sem segundas chances ou “let” que é quando a bola resvala na rede e o lance volta.
Além de disposição e definir o local em que irá jogar, praia ou quadra específica, você não precisará de muitos equipamentos.
Os equipamentos essenciais consistem em raquete e bolinha, no entanto, ambos devem ser bem escolhidos, porque podem interferir no jogo.
A raquete de beach tennis precisa estar adequada à sua estrutura física, por isso observe sempre o peso e a dimensão da raquete.
Leve em conta também a espessura e o material que a raquete é fabricada, pois o peso da cabeça da raquete ajuda a gerar mais potência nos golpes.
As raquetes podem ser confeccionadas em carbono, kevlar, grafite e fibra de vidro.
A bolinha de beach tennis é despressurizada, o que a torna mais mole, macia e lenta quando comparada à bolinha de tênis.
Observe que a bolinha de beach tennis é na cor laranja e deve ser homologada como “stage 2”. É uma sigla que vem carimbada na bolinha como garantia da sua despressurização a um nível de 50%.
O Beach Tennis tem se mostrado muito mais que apenas uma tendencia, mas sim um diferencial tanto para os moradores quanto para as incorporadoras. As vantagens da pratica da modalidade são inegaveis, resta saber quais os empreendimentos que possuem esse diferencial em sua infraestrutura de lazer, não é!?
Gostou desse conteúdo? Quer morar em um condominio de alto padrão com quadra de beach tennis e ter um mundo de opções de lazer. Clique aqui e fale com um consultor suder e encontre a melhor opção nos principais bairros de Porto Alegre.