Quer ficar por dentro do que rolou na ultima semana no setor imobiliário? Então confere o que separamos para você!
Startup @lastro.co lança a Laís o ChatGPT para o mercado imobiliário e promete mudar a relãção do setor com as novas IAs. Já pesquisa recente focada na Geração Z mostra que o principal desejo deste grupo é morar sozinho ao adquirir um imóvel.
A principal motivação de jovens da Geração Z que estão procurando um imóvel para comprar é a chance de morar sozinhos. De acordo com um estudo realizado pelo DataZAP+, essa busca pela independência fica a frente de tópicos como casamento e morar com um parceiro, as características do imóvel, deixar de pagar aluguel e a possibilidade de morar perto do trabalho.
Já entre as pessoas da Geração Z que estão buscando um imóvel para alugar, a principal motivação é morar perto do trabalho (40%). “Por mais que o home office seja um fator relevante atualmente, ainda existem muitos ganhos de estar perto do escritório”, afirma a economista do DataZap+, Larissa Gonçalves.
Uma das vantagens é a possibilidade de fazer conexões. “São pessoas no início da carreira profissional e o networking pode ser fundamental nessa jornada”, diz Larissa.
A sociabilidade, aliás, também é determinante nas características do imóvel que a geração procura – seja ele comprado ou alugado. Churrasqueira (36%), academia (34%), piscina externa (31%) e salão de festas (25%) são os itens de lazer preferidos entre os compradores. Enquanto isso, academia (34%), piscina externa (28%), churrasqueira (23%) e salão de festas (17%) são os itens mais procurados pelos locatários.
Da mesma forma que é observado em outras faixas etárias, a Geração Z também é muito preocupada com a segurança do imóvel. Este é considerado o aspecto mais relevante na decisão de compra (93%) ou locação (95%) deste grupo. O item é seguido pela Oferta de Ônibus, a Proximidade de Comércios e a Proximidade do Local de Trabalho.
Além disso, tanto compradores (42%) quanto locatários (62%) priorizam a escolha de um apartamento padrão. Em segundo lugar no ranking aparecem as casas de rua (fora de condomínio). E os imóveis com tamanho entre 46m² e 60m² são os mais demandados pelo público locatário da geração Z, por apresentarem valores mais acessíveis.
Você já conhece a Laís, a assistente digital especializada em mercado imobiliário! ??
Desde que o ChatGPT surgiu, muitas dúvidas sobre o mercado de trabalho foram geradas, suscitando debates acalorados sobre o futuro. Ele rapidamente se consolidou como um marco da tecnologia e um símbolo da popularização da inteligência artificial. No entanto, o ChatGPT não está sozinho nessa jornada!
Apresentamos a Laís (Lastro Artificial Intelligence System), a mais nova criação da startup @lastro.co, voltada para o mercado imobiliário. Assim como o ChatGPT, a Laís é uma plataforma de bate-papo online que pode ser acessada gratuitamente. Seu objetivo é fornecer respostas e orientações especializadas para todas as suas perguntas relacionadas ao setor imobiliário.
Ao contrário do ChatGPT, a Laís possui uma camada especializada no mercado imobiliário, o que garante respostas mais precisas e personalizadas. Pedro Milanez, CTO da Lastro, explica: "Nesse espaço, ensinamos a inteligência artificial sobre todas as particularidades do setor, desde a lei do inquilinato até as minuciosidades que interferem no comportamento do mercado imobiliário no Brasil. Criamos amarras de especialistas!"
Além de fornecer explicações sobre termos técnicos e práticas comuns, a Laís oferece dicas para resolver impasses nos relacionamentos imobiliários, como locação ou compra de imóveis, financiamentos e convivência entre condôminos. Ela é a especialista que você precisa para obter respostas mais aprofundadas e específicas.
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