Mercado imobiliário em 2021: quais são as tendências?

subtitulo

Você deseja investir em um imóvel e quer saber como está o mercado imobiliário em 2021? Veja quais são as tendências do mundo dos imóveis!

Mercado imobiliário em 2021: quais são as tendências?
  • Compartilhe
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp

 

Mercado Imobiliário em 2021: o que há de novo? Quais são as tendências? E como comprar um imóvel?

O Brasil é um país que tem muito a oferecer no ramo imobiliário. Sua grande extensão e suas áreas ricas e diversas contemplam grandes oportunidades para quem quer vender. Além disso, há grandes oportunidades no mercado imobiliário  para quem deseja alugar ou comprar um imóvel. 

Com o passar dos anos desde a regulamentação do mercado imobiliário no país, muitos aspectos se adicionaram aos imóveis. E portanto, suas variadas características acabaram por influenciar no desejo de compradores e vendedores por determinados espaços.

Nesse contexto de transformações, é importante ter um olhar atualizado sobre esse ramo tão cobiçado no Brasil. Isso porque ao fazer uma breve observação, o desejo do brasileiro é de obter a própria residência. 

Por isso, este artigo tem a intenção de apresentar uma visão geral do mercado imobiliário em 2021 com ênfase no ramo em Porto Alegre ao apresentar também como comprar um imóvel no município. No texto, também será possível entender as mudanças que ocorreram no mercado de imóveis com a pandemia e as novas tendências de 2021.

Por isso, se você deseja entender um pouco mais sobre essa área e os seus desdobramentos em 2021, não deixe de conferir esse artigo! Boa leitura!

 

O que é o mercado imobiliário?

Em via de regra, o mercado imobiliário é o setor onde ocorrem as negociações de imóveis. Sejam eles terrenos, casas, apartamentos, salas ou escritórios, o trâmite de aluguel ou venda desses espaços faz parte do mercado imobiliário. Esse é um setor que tem boas perspectivas no Brasil com a alta procura também pela construção civil para venda de imóveis.

Os processos em torno do mercado imobiliário têm sido os mais seguros por ser um ramo em que é possível diversificar com os imóveis e ter a segurança de um patrimônio que é possível valorizar. Além disso, com o mundo voltado para investimentos, o mercado imobiliário ganha destaque já que, afinal, os imóveis são um meio de renda passiva que garante possibilidades de valorização.

Quais os impactos da pandemia no mercado imobiliário?

aspectos_pandemia

Apesar da segurança do investimento no setor imobiliário, não há como dizer que a pandemia não impactou ramo algum e, por isso, os desdobramentos da Covid-19 também respingaram no setor de imóveis e mercado imobiliário em geral.

Antes da pandemia, 2020 aparecia nas projeções como um ano de crescimento e valorização do ramo imobiliário por conta das baixas taxas de juros e possibilidade de melhora na economia brasileira. Por isso, quando a pandemia chegou, a continuação do reaquecimento após 2019 foi posta em xeque. 

Entretanto, todas as mudanças em torno desse setor foram adaptáveis. Desde o surgimento de novas tendências em 2021 como a  busca por locais mais específicos com relação a espaço e cômodos de lazer e trabalho, quanto imóveis mais aconchegantes se tornaram foco de muitas pessoas que contribuíram para que o fluxo do mercado imobiliário não apenas continuasse girando, mas também se reprogramasse. 

Além disso, mesmo com o atraso de alguns materiais no país, o mundo dos imóveis lidou bem com a situação, entregando novos espaços e aumentando as possibilidades de moradia em meio às buscas específicas atualizadas. 

Por isso, de maneira geral, os maiores impactos da pandemia sobre o mercado imobiliário foram sobre os desafios em entender quais eram os novos hábitos do público imobiliário derivados da pandemia e quais desejos eles passaram a influenciar no ato de escolher um novo imóvel.

Mesmo com os desafios e consequências, dentro das projeções, 2021 está se mostrando como um ano de aclive para o mercado imobiliário!

 

Quais os desafios do Mercado Imobiliário durante a pandemia?

desafios_mercado

Decerto, juntamente aos prejuízos da pandemia, a quebra da expectativa de crescimento do mercado imobiliário também pegou de surpresa quem atua nesse mercado. No entanto, assim como em todas as situações adversas, é preciso se reinventar. Nesse sentido, alguns aspectos precisaram de uma atenção maior para se ajustar às novas necessidades. Confira abaixo os dois maiores desafios do ramo imobiliário por conta da pandemia:

  • Readaptação das estruturas dos imóveis:

Como visto, os novos hábitos da sociedade adquiridos com o isolamento social influenciaram diretamente as características e detalhes procurados nos imóveis. Nesse contexto, mesmo com a contínua entrega de imóveis, um novo fator precisou ser levado em conta: a readaptação dos espaços as novas tendências em 2021 do mercado imobiliário.

Esse é um desafio importante pois os imóveis, principalmente de moradia, passaram a ser utilizados por muito mais tempo por pessoas e famílias. Essa estadia maior está ocorrendo tanto por quem passou a trabalhar de casa e precisa de um espaço adequado para isso, quanto pelas crianças que não estavam frequentando as escolas e precisavam de um espaço de interação maior para passar o tempo.

  • Falta de visitas aos imóveis

Com a Covid-19, tornou-se um desafio no mercado imobiliário realizar visitas de apresentação do imóvel. Esse é um fator fundamental no ramo pois as visitas configuram-se como um passo importante para a tomada de decisão de investir em um imóvel. Por isso, a utilização do meio digital tornou-se um aliado na hora de introduzir o que pode ser a moradia ideal para um cliente. Nesse sentido, o uso de sites, redes sociais, investimentos em anúncios online e troca de imagens e vídeos são boas estratégias e passaram a ser mais comuns na tentativa de levar o imóvel até o cliente em vez do contrário.

Como visto, os principais desafios do mercado imobiliário de 2021 em meio a pandemia giram em torno da reinvenção do ramo. É preciso se reinventar ao adotar medidas para chegar até o cliente que está evitando sair de casa, assim como fornecer fatores acessíveis e que possam facilitar o processo de aquisição de um novo imóvel em meio a conjuntura pandêmica.

 

O que as pessoas estão buscando em um imóvel durante a pandemia?

buscando_na_pandemia

Em mais de um ano de isolamento social e convivência com o vírus algo ficou bem claro: a sociedade adquiriu novos hábitos e novas tendências surgiram em 2021 (pessoais e sociais!). Por isso, não há como pensar sobre os aspectos afetados e as adaptações feitas no mercado imobiliário sem pensar também em quais fatores impactaram e remodelaram o público desse ramo.

O Coronavírus trouxe à tona a preocupação de contágio e com isso a preservação da estadia nas próprias residências. Por isso, muitas pessoas passaram a requisitar alguns aspectos dentro do próprio ambiente. Confira os fatores abaixo:

  • Ambientes abertos

Com o isolamento social, muitas pessoas que praticavam esportes ou tinham o costume de ter momentos ao ar livre antes da pandemia passaram a sentir muita falta desses hábitos. Por isso, tentando recompensar o costume, muitos investiram em materiais de ginástica, esteiras e espaços para a prática de exercícios, além de varandas que permitem uma maior interação com o ar fresco.

Esse fator também influenciou no aumento da busca por locais com sacadas, coberturas, áreas verdes, espaços garden e entre outros.

  • Locais mais espaçosos

Também por conta do isolamento social, muitas pessoas tiveram que adaptar as suas residências ao seu local de trabalho. O termo em inglês que ganhou conhecimento geral, Home Office, fez com que muitas pessoas realmente buscassem por imóveis em que pudessem compor também o próprio local de trabalho, otimizando a própria residência.

  • Ambientes de entretenimento para crianças

Como visto, com o isolamento social, as crianças deixaram de ir às creches e escolas, o que também aumentou o tempo delas em casa. Esse fator fez com que muitas famílias buscassem por imóveis que tivessem espaços reservados para isso, tanto dentro dos apartamentos e casas, quanto nos locais comuns. Por isso, brinquedotecas, imóveis com piscina, quadra e outras opções de lazer para crianças tornaram-se uma característica ainda mais relevante na busca pela moradia. Imóveis com boa infraestrutura de lazer viraram não só uma tendência em 2021 mas uma necessidade.

 

O mercado imobiliário e a taxa de juros: qual a relação?

taxa_de_juros

Apesar das adaptações necessárias no ramo imobiliário, o setor tem enfrentado positivamente a pandemia e suas consequências. Uma representação disso é que o último trimestre de 2020, em comparação com o segundo do mesmo ano, foi superior, o que fez com que o cenário do mercado imobiliário de 2021 fosse motivador. E um grande contribuinte nesta previsão é a taxa de juros Selic.

No contexto imobiliário, o nível da taxa Selic incidirá sobre a média das taxas de juros de financiamentos. Esse fator, portanto, interfere diretamente sobre o grau de iniciativas de aquisições de imóveis, já que as taxas baseiam-se nesse índice. Com isso, quanto mais baixa for a taxa selic, menores as taxas de juros dos financiamentos e portanto, maior é a procura por imóveis.

Em 2020, a taxa Selic atingiu uma baixa histórica chegando a 2% e, por isso, os bancos, os maiores detentores de crédito atualmente, podem oferecer os juros mais baixos do mercado para o empréstimo que você precisa para chamar um imóvel de seu!

 

No contexto do mercado imobiliário de 2021: quais aspectos levar em conta durante ao desejar adquirir um imóvel?

aspectos_do_mercado_em_2021

Como visto, as transformações no mercado imobiliário são reais e no momento de decidir como comprar um imóvel é preciso levar essas modificações em conta. Inicialmente, é importante pensar em qual tipo de imóvel você deseja investir.

A depender do seu objetivo, fugir dos aspectos que ganharam procura durante a pandemia pode ser mais vantajoso se o seu objetivo for gastar menos. No entanto, caso deseje investir em um imóvel com a intenção de valorizá-lo, também é importante levar em consideração os aspectos que se apresentam, como novas tendências.

Além dessas opções, é importante pensar qual o tipo de imóvel você deseja comprar porque há variação na valorização de imóveis residenciais para imóveis comerciais. Com a diminuição dos escritórios de coworking devido às aglomerações dessa modalidade, os grandes locais de trabalho deram espaço para que os imóveis residenciais fossem mais valorizados.

A utilização da tecnologia e internet na busca por imóveis também pode ser uma ótima estratégia para conhecer os espaços e seus fatores atrativos. Afinal, a grande sacada ao comprar um imóvel é realizar uma boa avaliação do investimento que está sendo feito.

Sem dúvidas, são muitos fatores para levar em conta ao desejar investir em um imóvel. Por essa razão, o ideal para fechar um bom negócio no mercado imobiliário é contar com uma empresa séria e comprometida com o propósito do ramo. Nesse contexto, a Suder pode auxiliá-lo! Confira abaixo de que maneira essa imobiliária completa pode te ajudar a escolher o melhor imóvel para você!

 

De que forma a Suder Negócios Imobiliários pode auxiliar quem deseja comprar um imóvel em Porto Alegre?

suder_negocios_imobiliarios

Se você precisa investir, de maneira assertiva, em um imóvel no município de Porto Alegre, então a Suder Negócios Imobiliários é a melhor escolha possível para atingir o seu objetivo.

A Suder é uma empresa completa e especializada em imóveis de alto padrão para investimentos e moradia que nasceu em meio aos desafios da pandemia. O que a garante mais resiliência e propriedade sobre o conhecimento acerca de imóveis mais propensos à valorização.

Além disso, a Suder utiliza de tecnologia, alta performance e excelência nas negociações em torno dos imóveis residenciais ou comerciais de Porto Alegre. E, de maneira expressiva e atenta às diversas especificidades do próprio cliente e da atual conjuntura, a imobiliária prontificou-se em atendê-los da melhor maneira possível.

No site da empresa, é possível visualizar fotos em alta qualidade do imóvel que mais se adequa a necessidade do cliente. Além de imagens há mapas com as localizações e todas as informações fundamentais para complementar o conteúdo para quem deseja comprar um apartamento ou imóvel em Porto Alegre. Também pelo site da empresa é possível contatar um corretor deixando o próprio telefone e/ou Whatsapp para tirar as demais dúvidas a respeito do espaço e dos trâmites da negociação.

Tudo isso é feito a partir dos valores da Suder Negócios Imobiliários: ética, respeito e transparência. Com isso, a empresa tem a intenção de estar presente para o público e facilitar o acesso a um imóvel ideal em um momento sensível. E portanto, que requer praticidade, profissionalismo e a certeza de um bom negócio!

 

 

Se você gostou do conteúdo e de aprender um pouco mais sobre os aspectos do mercado imobiliário e tendências em 2021, entre em contato com a Suder e garanta o seu patrimônio com a ajuda de quem sabe o que é investir no ramo!

banner_descolados

FALE CONOSCO