O feng shui é uma técnica que promete renovar as energias da casa
A técnica milenar chinesa do Feng Shui propõe a harmonia de indivíduos com o ambiente ao seu redor.
Veja abaixo dicas para aplicá-lo em cada cômodo da casa:
A porta de entrada principal é por onde a energia vital entra e deve permanecer no ambiente, por isso é importante a sensação de boas-vindas. Entradas externas e internas devem ficar livres de obstáculos. A decoração pode trabalhar com cores vibrantes e claras, vasos, cristais, flores, quadros, símbolos de proteção e uma boa iluminação.
O hall de entrada deve ficar livre de obstáculos. Na decoração, vale incluir vasos e espelhos. para refletir quem está entrando no espaço, pois funciona como um filtro de energias. Outros itens que ajudam a energizar positivamente e purificar o morador para que ele não traga energia negativa (denominada “sha”) de fora para dentro são: fontes d’água, plantas altas em vasos pesados e sapateiras.
Uma atenção especial deve ser dedicada à cozinha, por ser considerado o lugar mais sagrado da casa. Representa a energia da prosperidade e das finanças, pois o sustento, a saúde e a energia física vem da alimentação. Para o cômodo, as palavras-chave são: organização, boa iluminação, decoração alegre e eletrodomésticos funcionando perfeitamente.
O fogão é símbolo de prosperidade e deve ser limpo e conservado constantemente. Se ele estiver próximo a uma pia ou geladeira, se aconselha colocar um sino de vento entre eles, “para que a energia do elemento água não apague a energia do elemento fogo”. A lixeira também não deve ficar perto do fogão ou sobre a pia.
Para aperfeiçoar o Feng Shui do ambiente, se indica manter potes com temperos, castanhas, grãos e cestos com frutas frescas à mostra para atrair boas energias. Outra dica é optar por cores claras nos revestimentos, nas bancadas ou nas tábuas de corte.
A sala é o cômodo mais público de uma casa, onde há o convívio social e a integração de grupos com amigos e familiares. Por isso, recomenda-se a disposição de móveis em ferradura ou semicírculo, de modo a favorecer o diálogo. Quanto à decoração, a dica é apostar em itens de valor afetivo. Decore com quadros, imagens, plantas e móveis significativos, de acordo com a importância que possuem para os moradores. A ideia é criar um espaço harmonioso, cheio de alegria, conforto e sensações que inspiram a convivência familiar e social.
A recomendação é priorizar a organização, para gerar uma boa primeira impressão, e o espaço para circulação entre os móveis, pois isso garante que “a energia não seja bloqueada”. Sempre que possível deixe o sofá em ‘posição de comando’, ou seja, os moradores devem se sentar olhando para a porta de entrada, recebendo os visitantes. Também dê preferência pela iluminação de cor quente por ser mais acolhedora.
O cômodo mais reservado da casa guarda a energia de sonhos, intimidades, repouso e renovação. Aqui se aplica o método do “menos é mais”. Aparelhos eletrônicos e materiais de trabalho ou estudo devem ficar afastados da cama, pois podem causar preocupação e insônia. O conforto em roupas de cama, almofadas, tapetes e cortinas é outra prioridade, para criar um clima relaxante e acolhedor. O posicionamento da cama precisa ser feito com cautela. Deve ficar encostada numa parede sólida e de frente para a porta de entrada, com a visão de quem entra e sai, mas sem que os pés estejam diretamente voltados para a porta.
Entende-se que a cama não pode ficar presa em um dos lados da parede, pois cada indivíduo necessita de liberdade para ir e vir pelo seu lado da cama, bem como de sua mesa de cabeceira, seu travesseiro e sua luminária. Estampas florais e cores claras, especialmente tons brancos e rosados, reforçam os signos do romantismo, e objetos em pares realçam o amor. É importante que o quarto, a mobília e os símbolos representem os dois, sem privilegiar um sobre o outro.
No banheiro, o elemento que prevalece é a água. Como existem encanamentos, chuveiro e descarga, há uma movimentação que gera instabilidade e, por isso, eles devem ser bem cuidados tanto na manutenção quanto na energia. É um canto da casa dedicado ao relaxamento, à higiene e à purificação das energias do corpo e da alma. A dica é apostar na presença de plantas em vasos com terra, velas perfumadas e cristais de quartzo. A porta do cômodo deve ficar fechada.
Um home office limpo, arejado e organizado é capaz de favorecer a clareza mental. Para mais foco e comunicação, traga a cor amarela para as paredes e objetos de decoração. Plantas e uma boa iluminação também são bem-vindas para renovar o ar. Se possível, tenha um cômodo exclusivo para o seu escritório, ou pelo menos um espaço demarcado por meio de biombo, cortina ou tapete.
Em áreas externas, seja varanda, seja quintal, a natureza deve vir em primeiro lugar. Plantas, sinos de bambu, móbiles, água e comedouros para pássaros ajudam a criar um clima bucólico. É importante ter a representação de cada um dos cinco elementos do Feng Shui. Isso pode ser feito com a presença de luminárias ou velas, fibras naturais ou plantas, pedras ou cristais, fontes d´água ou vasos de cerâmica. A organização não pode ser deixada de lado no espaço e, se necessário, a dica é recorrer ao uso de caixas e prateleiras. Por fim, uma cor forte em uma das paredes é capaz de elevar o astral.