Cinco cuidados na hora de comprar salas comerciais

Antes de comprar a sua sala comercial, você precisa prestar atenção em alguns detalhes. Descubra quais são eles neste artigo.

Cinco cuidados na hora de comprar salas comerciais
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O sucesso do comércio depende de uma boa sala comercial. Por mais que essa frase represente bem a realidade do meio comercial na última década, atualmente não se trata de uma verdade absoluta. 

Com o advento do e-commerce e o crescimento do marketing e das vendas nas plataformas virtuais, um ambiente físico acabou mudando. 

Isso não quer dizer que nunca será uma boa ideia comprar uma sala comercial. Possuir um ambiente físico de atenção ao cliente nunca vai deixar de ser importante no meio dos negócios. Porém, como há outras alternativas disponíveis no mercado, a escolha de uma boa sala comercial precisa ser mais criteriosa. 

Há algumas razões para que se compre uma sala comercial. A primeira é para o crescimento do próprio negócio, utilizando a sala como um meio para a realização de suas atividades comerciais. A segunda razão é alugar a sala, permitindo que um outro empresário a utilize para seus objetivos. E também para levar seus clientes até o local, para um atendimento personalizado.

Nessas possibilidades, alguns critérios devem ser levados em conta antes da compra. A localização da sala é boa? É fácil chegar ao local? Há um trânsito de potenciais clientes na região? O preço está em conta? O espaço disponível é suficiente? Existe um bom estacionamento para funcionários ou clientes?

Por fim, existe ainda mais uma forma de lucrar com uma sala comercial. A velha especulação imobiliária. Se bem localizada, a tendência é que o preço dos imóveis da região (e da sala comercial) se valorizem. Dessa forma, o proprietário pode vender a sala e ainda lucrar com o processo. 

 

Motivos de se comprar uma sala comercial

 

Por mais que haja um crescimento sem precedentes na venda virtual, ainda há muitas razões para a compra de uma sala comercial. Como já dito anteriormente, são três as razões principais: atuar em negócio próprio, alugar para um empresário ou vender após valorização do imóvel. A última opção não impede as duas primeiras. 

Sendo assim, a sala comercial é um bom investimento. Um investimento para o seu próprio negócio ou uma renda mensal com alguém, ou ainda um investimento a longo prazo com foco em especulação imobiliária. E, como todo investimento, a análise deve ser feita cuidadosamente antes da compra.

 

1. Cuidados necessários na compra de qualquer imóvel

 

Nenhum imóvel pode ser comprado sem que se tomem algumas medidas de proteção. A situação não é diferente para a compra de salas comerciais. Na verdade, tendo em vista o valor envolvido na compra de tais imóveis, é melhor que os cuidados sejam redobrados. 

Normalmente, o contrato de compra e venda possui formalidades previstas em lei. De acordo com a lei, considera-se que o contrato como concluído no momento da troca do produto pelo dinheiro. 

Contudo, quando o assunto são bens imóveis, o ordenamento jurídico se aprofunda nos detalhes. A compra e venda de imóvel só é considerada concluída quando ocorre o devido registro no cartório de imóveis. Quando isso acontecer, o novo proprietário terá seu nome registrado no título da propriedade e, a partir daí, a propriedade passará a ter efeito sobre terceiros. 

Mas não é só isso. Há uma série de documentos que devem ser verificados a respeito do imóvel. O comprador tem que saber, por exemplo, se há dívidas anteriores. As dívidas do condomínio acompanham o imóvel, portanto assim que a compra for concluída, o novo proprietário deverá arcar com essas despesas

No caso de salas comerciais a situação é ainda mais problemática. Existem dívidas trabalhistas? Há alguma pendência na justiça envolvendo aquele estabelecimento? Há documentos que podem comprovar a ausência de ônus legal, então é muito importante ter esse documento em mãos. 

Ainda, deve-se olhar se o vendedor possui realmente poderes para vender o imóvel, o que será possível de se verificar na certidão do imóvel ou ainda na procuração

Esse trabalho não é fácil, porém uma boa análise é essencial para evitar muitos problemas futuros. Para isso, vale contar com o suporte de um corretor de imóveis especializado ou por um advogado com experiência na área imobiliária. É muito importante ser bem assessorado para realizar uma compra adequada

 

2. A importância da localização

 

Uma sala comercial depende de clientes. Para isso, ela precisa ser localizada de forma a atrair os clientes, a facilitar que o maior número possível de pessoas possam comparecer sem medo e comprar os seus produtos

Portanto, o primeiro passo é verificar a segurança do bairro em que você pretende comprar a sala comercial. O ambiente é adequado para se transitar durante o horário comercial? Os clientes vão se sentir confortáveis de entrar e sair do estabelecimento? 

Ainda, é preciso verificar o histórico de empreendimentos da sala comercial. Outros empreendimentos parecidos já foram postos naquele ponto e deram frutos? Qual o problema que enfrentaram? Conhecer esses detalhes vai permitir que o empreendedor tome atitudes melhores em relação à sala comercial. Ou decida se realmente vale a pena comprar o imóvel.

 

3. Como o cliente vai chegar no local?

 

Esse é um critério que você deve ter sempre em mente no momento da compra da sala comercial. Se relaciona muito com o tópico anterior, a respeito de localização. Quais as opções de transporte que o cliente terá para chegar na sala? Qual o principal meio de transporte de seu público alvo? 

Se o objetivo é alcançar a população de uma maneira geral, é interessante que a sala comercial esteja localizada perto de pontos de transporte público. Uma localização perto de uma estação do metrô ou de um ponto de ônibus pode ser essencial para o sucesso do empreendimento local. 

De outro lado, se o objetivo é atingir somente as classes mais altas, o local deve possuir um estacionamento que permita o fluxo de clientes sem maiores transtornos. No mínimo, deve haver um espaço em que os clientes que chegam de táxi ou através de aplicativos de transporte consigam desembarcar facilmente. 

 

4. O espaço é suficiente para o seu empreendimento?

 

Esta questão é um pouco delicada. Se o objetivo da sala comercial é o fluxo de clientes, o espaço deve ser adequado para que eles transitem de maneira confortável para conferir os produtos. Com espaço suficiente disponível, um comprador que pretende alugar a sala comercial pode se valer desse argumento para conseguir um melhor preço na negociação

Porém há ainda mais uma possibilidade de uso do espaço. Para empresas que trabalham com venda de produtos, é importante ter um bom controle do estoque. Claro, ter produtos demais no estoque é um custo desnecessário para a empresa, contudo para o bom atendimento do cliente, é essencial ter produtos disponíveis em diversos tamanhos e modelos, para além do mostruário. 

Sendo assim, quando for verificar o espaço de uma sala comercial, você deve ficar atento à área de estoque, à quantidade de produtos necessários de se ter em estoque e ao espaço que será necessário para atender a essa demanda.

 

5. Há possibilidade de valorização do imóvel?

 

Independente do objetivo que se busca com a sala comercial, trata-se de um imóvel. E, sendo assim, o seu valor vai flutuar de acordo com os interesses do mercado. A tendência é que as salas comerciais melhor localizadas se valorizem nos próximos anos. 

Portanto antes de realizar a compra, vale a pena pensar a respeito disso por um momento. O bairro em que a sala está localizada está em crescimento ou em declínio? As pessoas ainda costumam passar tempo naquela região? Há outros empreendimentos ao redor, ou há interesse de outros empresários no local? 

Por exemplo, se a prefeitura está em obras para reestruturar a estrada e se há obras em construção ao redor da sala comercial, o mais provável é que aquela região se torne mais movimentada. Por mais que seja um transtorno no período de obras, quando tudo estiver concluído, a tendência será de maior movimento na região. 

E com maior movimento, há maior fluxo de potenciais clientes. Dessa forma, os imóveis na região são mais valorizados e, mais importante, a sala comercial se torna um ponto muito mais interessante de vendas. Com isso será mais fácil vender o imóvel por um preço maior do que o que foi comprado. 

 

Conclusão

 

A compra de uma sala comercial pode mudar a vida de um empresário. Ele vai diminuir os custos com o aluguel e vai poder fazer modificações na loja que não poderia em imóveis alugados. Para o caso de alguém que pretende alugar, é uma compra que permite um investimento a longo prazo muito sólido. 

A compra de um imóvel é uma decisão importante, principalmente quando se trata de alcançar objetivos profissionais. Portanto, um indivíduo que pensar em realizar a compra de uma sala comercial deve estar atento aos detalhes e, principalmente, bem assessorado. 

 

Com as dicas aqui apresentadas, esperamos que você consiga escolher melhor uma sala comercial. É importante estar atento a esses detalhes antes de fechar uma compra de um imóvel de alto valor, de forma a garantir um bom investimento.

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