Saiba como fazer a compra de um imóvel usando carta de crédito!
Carta de crédito é uma forma muito famosa de adquirir um bem de valor mais alto, como um carro ou uma casa. No entanto, muitos não sabem como funciona.
Além de se conseguir adquirir bens mais caros é possível melhorar o controle das finanças pessoais.
Antes de tudo, você precisa entender o que é uma carta de crédito, não é mesmo? Muitos pensam que, ao ser contemplado em um consórcio, o dinheiro é depositado diretamente na sua conta. Porém, não é isso o que acontece. O participante recebe, na realidade, a famosa carta de crédito, em um procedimento mais seguro e oficial.
Trata-se de um documento que tem o valor do bem correspondente àquele consórcio, ou seja, se você entrou em um consórcio imobiliário, a carta de crédito é equivalente ao custo de compra de uma casa, apartamento, terreno ou do tipo de propriedade que foi estabelecido no contato de adesão. É uma espécie de “vale-compra” em sua mão.
Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre uma carta e crédito e como usá-la para adquirir imóveis.
A carta de crédito consiste em um documento ou título financeiro entregue a um consorciado quando este é contemplado pelo sorteio do consórcio que participa. Ou seja, a carta de crédito serve para que o consorciado faça a contratação de serviços que ele estava interessado em adquirir quando entrou no consórcio.
Portanto, pode-se dizer que obter a carta de crédito é o objetivo final de um consorciado dentro do consórcio em que participa.
Existem diferentes possibilidades para fazer a aquisição de um bem de valor elevado. Uma delas é o financiamento, outra, é o popular consórcio. Nesta última, usa-se a carta de crédito para viabilizar a negociação.
A carta de crédito tem sua concessão para aqueles que adquiriram uma cota em um consórcio, no momento em que este obtém a sua contemplação.
Entretanto, o consórcio, como toda solução financeira, é necessário educar-se financeiramente antes de usá-lo.
Para entender como funciona a carta de crédito, é necessário ter uma noção da operação de um consórcio. Este consiste em um grupo de indivíduos ou empresas com interesse na compra de um bem ou serviço, sem que haja urgência nessa aquisição.
A administração do grupo é realizada por uma empresa, a consorciadora, que viabiliza o consórcio. Para prestar tal serviço, ela exige uma taxa de administração.
Assim, o valor do bem tem sua divisão em parcelas, e o somatório daquelas que são pagas mensalmente pelos consorciados propicia a aquisição desse bem pelos mesmos.
Por outro lado, a cada mês um sorteio contempla um ou mais membros do grupo. Esses contemplados recebem a carta de crédito para a compra à vista do bem. Os membros também podem oferecer lances, de forma a antecipar prestações: o maior lance ganha a carta de crédito.
Existem diversos tipos de consórcio, uma vez que vários bens podem ser adquiridos através dessa modalidade. Portanto, é importante saber como funciona carta de crédito e seus tipos.
Um dos mais escolhidos, é o que possui como finalidade a aquisição de imóveis e terrenos. Como os bens do mercado imobiliário têm valor muito elevado, muitos optam pelo consórcio pelo fato de ser muito mais econômico do que fazer um financiamento, por exemplo.
Ainda na área de imóveis, é possível adquirir um consórcio para fazer uma reforma de uma casa, seja na parte estética ou reformas mais técnicas, como na eletricidade da casa, por exemplo.
Além disso, é possível fazer consórcio para carros, motos e outros veículos. Novamente, aqui é preciso ficar atento aos prazos, então o ideal é que o cliente não precise adquirir esse automóvel com urgência.
A carta de crédito é um documento que apresenta o valor equivalente ao que o consorciado escolheu na negociação, permitindo que ele adquira o bem na contemplação. Ela representa um “vale-compras”.
Por exemplo: você passa a participar de um consórcio de um imóvel no valor de R$ 200 mil. Quando ocorre a contemplação, o direito de comprar a moto que você escolher com esse valor vem através desse documento.
É importante lembrar que, para que o poder de compra dos consorciados não sofra depreciação, o valor da carta está sujeito à variação de acordo com as tabelas estabelecidas pelos fabricantes daqueles bens.
Quando se está falando de imóveis, a carta de crédito imobiliário também pode ser reajustada, conforme indicadores econômicos relacionados à construção.
Um ponto importante para saber o que é uma carta de crédito é entender que, para evitar que uma carta de crédito perca poder de compra ao longo do tempo, as administradoras fazem a atualização a cada aniversário anual da cota.
Isso acontece de forma análoga com a moeda corrente: a moeda perde valor todo ano por causa da inflação. Assim, o consórcio tem sua atualização para manter o valor real da parcela.
Vale notar que cada produto tem um indexador próprio. Entre os mais famosos, estão o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) para automóveis e o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção do Mercado) para imóveis.
Além disso, há também o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), que tem muita utilização para consórcios na área de serviços.
A alteração tem o valor atualizado diretamente na carta de crédito no aniversário anual do consórcio, de forma que é preciso ter preparo para esse aumento.
Pois bem, em um consórcio é possível ou esperar ser contemplado por sorteio, ou oferecer lances, desejando que sejam maiores que os dos outros membros do grupo.
No entanto, é possível adquirir uma carta de crédito contemplada. Pode ocorrer que uma pessoa (ou empresa) contemplada queira vender sua carta, em geral por um valor menor.
No entanto, é preciso ter cuidado: adquirir uma carta de crédito contemplada pede atenção redobrada em relação as condições e especificações da mesma.
O ideal é procurar o auxílio do banco ou instituição financeira que emitiu o documento ou da administradora. Assim, as chances de futuras dores de cabeça são menores.
Compare e escolha bem a instituição
O primeiro passo para acertar na compra de um imóvel usando carta de crédito é escolher muito bem a instituição que fará a gestão do grupo de consórcio. Antes de mais nada, é preciso que a administradora tenha a devida autorização do Banco Central do Brasil, pois isso é imprescindível para atuar nesse segmento.
Depois, você deve comparar os custos, pois eles podem variar mais do que você pensa. Avalie a taxa de adesão, a atualização do valor das parcelas, a manutenção do poder de compra, a possibilidade de antecipar prestações ou de participar de um grupo em andamento e assim por diante. Análise tudo muito bem antes de fazer a sua escolha.
Solicite a emissão da carta de crédito
Uma vez que a administradora comunicou que você foi sorteado ou que o seu lance foi o vencedor, chegou a hora de você solicitar a emissão da carta de crédito. Como dissemos, para isso, é preciso manter as mensalidades em dia e apresentar alguns documentos. No entanto, essa não costuma ser uma etapa muito burocrática.
De qualquer maneira, para acelerar o processo, é muito importante que você mantenha o seu nome limpo no mercado e que você deixe toda a papelada já pronta para enviar assim que isso for solicitado. Guardar os comprovantes das prestações também é interessante para evitar alguma discordância financeira.
Por fim, chegou a hora de você avaliar muito bem as suas necessidades e definir o que você realmente precisa. A grande vantagem de um consórcio é que a carta de crédito pode ser utilizada para a aquisição de qualquer bem ligado ao segmento em questão. Se o grupo for de uma casa, por exemplo, você pode comprar qualquer imóvel, e assim por diante.
Dessa maneira, você deve escolher o que for mais conveniente para o momento. Se houver um empreendimento residencial novo na sua cidade com um bom preço por metro quadrado, você pode direcionar os seus recursos para ele. Da mesma forma, se surgir uma oportunidade em uma unidade usada, você pode optar por essa alternativa.
Como você pôde ver, a compra de um imóvel usando carta de crédito pode ser mais simples do que você pensava, especialmente se você deixar o seu nome limpo e estiver com a papelada em dia. Assim, você otimiza o processo e pode aproveitar o item que você desejava em muito menos tempo!
Gostou do conteúdo? Quer ver outros artigos como esse? Então nos siga nas redes sociais e fique por dentro dos melhores conteúdos sobe o mercado imobiliário!
Clique aqui e confira!