Tudo o que você precisa saber para decorar o seu apartamento Garden!
Ele foi o verdadeiro destaque do mercado imobiliário nos últimos anos de distanciamento social e introdução do Home Office.
E em pleno final de primeiro semestre de 2022 continua como o mais buscado por aqueles que querem adquirir um novo imóvel.
Os famosos apartamentos Garden, apartamentos com área externa, normalmente localizados no térreo, primeiro andar ou em alguns casos, nos andares superiores, atraíram um público que viu seu estilo de vida mudar na pandemia.
Com seu maior espaço interno e conexão com a natureza, os apartamentos Garden permitiram aos moradores sentir a exclusividade do espaço a céu aberto. Sem falar nas inúmeras possibilidades para decorar e colocar a criatividade em ação.
Morar em um prédio, usufruindo da segurança e lazer de um condomínio, mas com jeitinho de casa.
Esse se tornou um desejo e necessidade comum daqueles que buscam mais espaço, onde espaços verdes privativos se mesclam ao ambiente interno.
Mas com todo esse espaço e características próprias o apartamento Garden exige uma atenção especial quando o assunto é decoração
Confira nossas dicas de como tornar as áreas externas do Garden mais atrativas:
Os apartamentos construídos nos primeiros pavimentos deixaram de ser os menos procurados e ganharam destaque. Conhecidos como “apartamentos Garden”.
Essas unidades atraem moradores que buscam um quê de exclusividade e a materialização de um novo estilo de vida mais próximo da natureza e conectado com o exterior.
Entre as vantagens dos chamados, apartamentos Garden, estão a possibilidade de extensão da metragem utilizável e um ambiente privativo a céu aberto, que proporcionam ao morador toda aquela sensação de quintal.
Assim como sugere o nome, o espaço Garden é o lugar destinado para as plantas. No apartamento Garden há a possibilidade dê-se criar um jardim de contemplação – com folhagens, pedras ornamentais e flores – ou um espaço específico para a jardinagem, com vasos de cultivo.
Afinal de contas, nas grandes cidades, principalmente no período de pandemia, a jardinagem teve um aumento considerável em seus adeptos. Com mais tempo passado em casa, este se tornou um hobby saudável”.
Não perca a metragem dos ambientes e espaço de circulação dos apartamentos Garden com o uso de vasos grandes.
Utilize das paredes, cercas e muros para colocar a vegetação, no formato de jardim vertical natural.
Ainda na pegada verde, o jardim pode funcionar como um espaço para momentos zen. Com a adição de fontes de água, futons, lugares confortáveis para sentar-se, plantas medicinais e objetos que tragam paz ao ambiente.
Assim o espaço verde do apartamento Garden vira um verdadeiro refúgio. Uma espécie de portal entre a vida urbana e a natureza, ideal para aliviar o estresse.
A proposta de um apartamento garden é aproximar os seus moradores da natureza. Por isso, siga um estilo de decoração natural ou tropical. Assim, é possível montar espaços convidativos, que promovam o relaxamento.
Para conquistar esse efeito, é preciso utilizar as cores adequadas. O branco, o off-white, o cinza e o bege são ótimos exemplos para a base da sua composição. Tais tons podem estar presentes em revestimentos, móveis e tecidos.
No entanto, se para você a composição estiver apagada demais, não se preocupe. Para adicionar um toque de cor, considere o uso de elementos naturais — como a madeira, a pedra, a cerâmica, a palha e o algodão —, de preferência em tonalidades mais quentes.
O uso pontual de objetos decorativos em tons terrosos, esverdeados ou azulados — especialmente aqueles produzidos em materiais naturais e ricos em formas orgânicas, com mão de obra artesanal — também é uma ótima pedida para tornar o décor mais interessante.
A decoração para apartamento Garden pede por uma iluminação maior em seus espaços. Os seus cômodos são amplos e, em algumas situações, integrados.
Para facilitar a entrada de luz e vento, você deve utilizar cortinas leves nas janelas e até paredes de cobogós.
Também existem outras estratégias que podem ser adotadas. O uso de lustres grandes nos espaços de convivência, luminárias pendentes sobre as mesas e spots sinalizadores na área externa são algumas delas.
Em vez de utilizar apenas revestimentos tradicionais, você pode seguir a proposta do estilo tropical e apostar no uso de fibra de coco ou cortiça para decorar as paredes.
Mas caso prefira algo mais tradicional, a utilização das pedras não deve ser descartada. Aliás, é possível criar belíssimas composições, em pisos, paredes e móveis.
A madeira é a queridinha para este tipo de ambiente, quando pensamos em revestimentos. Além do material natural, você pode investir em laminados e vinílicos, de preferência em áreas internas secas.
Por fim, também temos o porcelanato, um produto cerâmico que está disponível em versões para todos os ambientes, reproduz diversos materiais naturais e é muito fácil de manter.
Para quem gosta de receber convidados em casa, uma solução é apostar em mesas, bancos e cadeiras especiais para a área externa. Normalmente, essas peças são confeccionadas em matérias-primas resistentes e duráveis.
O seu visual, porém, tende a ser rústico ou retrô. Dentre os elementos mais procurados para esses projetos estão as mobílias em madeira de lei ou de demolição, rattan e aço inox, de preferência estofadas com tecido acquablock.
Caso queira criar uma sensação de integração em todo o imóvel, considere levar essa proposta para os ambientes internos.
Neles, você pode misturar os móveis de aparência robusta com os contemporâneos. Entre eles, destacamos os fabricados em vidro, granito e mármore
Se deseja criar um oásis para relaxamento, uma boa dica é investir no piso utilizado, usando de materiais que promovam diferentes sensações, como pedrisco ou seixo rolado (pedras arredondadas, fragmentos comuns de minerais ou rochas).
Caminhar sobre esses pisos é como massagear os pés. Se o piso entregue pela construtora for um piso frio próprio para área externa, basta aplicar as pedras por cima, com o material adequado.
Se a área for de terra, drenável, aí é necessário fazer uma manta, para evitar que a terra suba e suje as pedras.
Caso você esteja pensando na instalação de um ofurô ou de uma hidromassagem, não esqueça que a decoração complementada por um deck de madeira, traz muito conforto também para este espaço.
Lembre-se, é preciso observar os dutos de água, saídas de esgoto e necessidade de obras adicionais para a instalação. Consulte sempre o condomínio para saber também se é permitido a instalação de equipamentos pesados.
Saiba que há decks de madeira plástica excelentes para áreas externas, que suportam intempéries como chuva, sol e pragas naturais (cupins, por exemplo).
Um jardim tropical, além de trazer uma sensação de calor e beleza para o apartamento, ajuda a dar privacidade quando o espaço garden fica à vista de outros condômino ou próximo a áreas comuns como churrasqueiras coletivas, quadras e salões de festa.
As plantas do tipo Samambaias, filodendros, costela de adão, orquídeas, bromélias e bananeira ornamental são ótimas opções porque não exigem poda e fecham bem a vista para quem está do lado de fora. Mas este também é um jardim que requer muita irrigação e cuidados.
Se para você não for possível contratar um profissional, lembre-se de observar bem a luminosidade do dia, onde há mais ou menos incidência solar e a partir daí, escolher as espécies mais resistentes ao calor ou aquelas que preferem meia sombra e podem ser colocadas sob coberturas.
O uso de palmeiras também é uma opção para quem busca dar mais privacidade em relação aos apartamentos que estão acima do espaço Garden, já que as copas das plantas se juntam e formam uma cobertura verde.
Gazebos translúcidos, também funcionam como uma cobertura do espaço e podem ganhar bambus, esteiras de palha natural ou até um voal de tecido para não bloquear a luz, mas evitar olhares.
Os cordões de luzinhas ou lanternas de jardim também complementam a decoração trazendo mais luz à noite e charme para o ambiente.
O espaço Garden pode ser ressignificado e abrigar várias outras funções. Há infinitas possibilidades: uma área gourmet (com churrasqueira e grill), espaço pet, local de meditação ou leitura, academia e até brinquedoteca.
Podem ser espaços distintos ou multiuso. Se houver a possibilidade de fechamento total, a área pode ser transformada em uma sala de TV, de jogos ou no home office, tão necessário atualmente.
A definição do que pode ser feito com a metragem extra depende ainda de algumas regras que costumam ser definidas pelo condomínio.
Essas determinações incluem o fechamento ou não da área externa, colocação de telas de proteção, alteração de pisos e iluminação.
Caso você ao fazer a escolha por um apartamento Garden, optou pela compra ainda na planta ou durante a construção, geralmente essa área extra vem descoberta e vazia. No entanto, para preenchê-la é preciso que se saiba o que pode e o que não pode ser feito.
Se a convenção do condomínio acontece só após a compra do imóvel, é possível que as ideias iniciais do comprador sejam frustradas.
A colocação de equipamentos como piscinas, ofurôs, hidromassagem e churrasqueiras podem ser proibidas. Buscar saber se já estão definidas e quais são as permissões para este espaço facilita os projetos e evita contratempos.
Assim, você poderá cobrir total ou parcialmente o espaço, usar um gazebo de madeira natural ou madeira plástica, ou um material que acompanhe o design do prédio, com ferragens padronizadas.
A cobertura pode ser feita em vidro ou em policarbonato. Há também a possibilidade de usar uma cobertura retrátil, como toldos ou um pergolado ‘abre e fecha’. Tudo vai depender da convenção do condomínio.
Outra dica importante é pensar nos móveis e objetos que você irá colocar nesse espaço, que podem estar sujeitos a imprevistos e acidentes, como a queda de objetos e bitucas de cigarro vindos de outros apartamentos.
Se uma faísca cair em um sofá, em um ombrelone (aquela espécie de guarda sol gigante) ou mesmo em cima de um piso plástico (muito usado para brinquedotecas), há risco de incêndio caso o ambiente não tenha cobertura.
Se a área estiver descoberta, é importante adicionar móveis específicos para áreas externas. Do contrário, fique atento aos materiais e possibilidades de exposição dessas peças para que elas não se estraguem.
Gostou? Com essas dicas, você vai acertar em cheio na decoração do seu apartamento Garden. Lembre-se de sempre investir em elementos de qualidade, de modo a valorizar o seu novo imóvel.
E, caso você queira conhecer de perto todas as possibilidades que um apartamento Garden lhe reserva.
Na Suder possuímos diversas opções apartamento Garden, nos melhores bairros de Porto alegre.