Alugar ou financiar um imóvel?

Conheça as vantagens e desvantagens de cada opção

Definir entre morar de aluguel ou financiar um imóvel pode ser difícil. Afinal, além de questões da ordem financeira, cada pessoa possui perspectivas e sonhos diferentes. Por isso, é importante compreender as vantagens e desvantagens de ambas as possibilidades.

Alugar ou financiar um imóvel?
  • Compartilhe
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp

Escolher entre alugar ou financiar uma casa ou apartamento é uma decisão particular, que envolve a avaliação de um conjunto de diversos cenários. Por exemplo, condições econômicas, profissionais e familiares, questões de aposentadoria, poupança de emergência e outras circunstâncias.

Todos esses aspectos contribuem para traçar um perfil na hora de elaborar uma simulação de investimentos.

Mas, afinal, o que vale mais a pena para decidir entre alugar ou financiar? Saiba os detalhes de cada uma das possibilidades, os prós e contras e, assim, poderá tomar a decisão certa.

Morar de aluguel

Morar de aluguel significa que você poderá mudar de residencia sempre que sentir necessidade. Assim, caso não goste do imóvel atual ou da região, pode se mudar com facilidade.

Por outro lado, você paga um valor todos os meses e não está formando um patrimônio por isso. Além disso, seu contrato está suscetível a reajustes e correções.

Veja abaixo outros pontos importantes a serem considerados.

 

O que considerar antes de alugar?

Alugar um imóvel é a opção ideal para quem gosta ou precisa – por motivos de trabalho, por exemplo – mudar com frequência de cidade ou estado.

Caso você não precise se mudar com frequência, mas tenha o sonho de viver em uma outra cidade, até fora do país, morar de aluguel é a melhor possibilidade para o momento.

Afinal, de forma geral, viver em um imóvel alugado permite mais flexibilidade para todo tipo de mudança. Por exemplo, se você conseguir emprego em outra cidade, a família ganhar novos integrantes e precisar de um quarto extra ou mais uma vaga de carro, é simples, você pode se mudar com pouquíssimas burocracias.

No entanto, o valor do aluguel, somado a IPTU, taxas administrativas da imobiliária, garantia locatícia, possivelmente algumas taxas condominiais e outros custos em um patrimônio que não é seu, pode ser desanimador para alguns.

 

Vantagens de alugar um imóvel

 

Flexibilidade e mobilidade

A flexibilidade de mudar de lugar, conforme prazos e outras questões relacionadas a um contrato de aluguel simples, também pode ser um benefício atraente. Em especial, para pessoas que trabalham seguindo um modelo híbrido ou em home office, e que podem escolher o estilo de vida que desejam naquele determinado momento.

Isso também vale para quem está em início de carreira e conta com uma realocação para outra cidade no futuro. Dessa forma, a locação traz o conforto do próprio lar sem a permanência de uma propriedade.

Nesse caso, destacamos que é importante atentar às condições de quebra de contrato de aluguel, para o caso de ser preciso cancelá-lo para se mudar.

 

Menos burocracia e custos cartorários
Outra vantagem do aluguel é a possibilidade de evitar a papelada maior e mesmo os custos de cartório na compra de um imóvel. Já há alguns anos, por exemplo, é possível fechar a locação de um imóvel sem a necessidade de um fiador de aluguel.

 

Comprometimento a curto prazo
O prazo de comprometimento financeiro é aquele disposto no modelo de contrato de aluguel assinado. Assim, é ideal para quem não conta com uma renda estável e quer evitar um envolvimento com o imóvel a longo prazo.

Outros fatores pessoais também podem influenciar na questão do aluguel, mas caberá somente a você avaliar os custos de oportunidade.

 

Desvantagens de morar de aluguel


Algumas das desvantagens de morar de aluguel são:

 

Possibilidade de encerramento do contrato antes do previsto
Apesar de existir a Lei do Inquilinato, que rege o contrato de locação, o aluguel de imóveis poderá ser encerrado antes do prazo previsto. Assim, você terá apenas 30 dias para se mudar, o que pode ser um grande problema.

 

Limitações para mudar o imóvel

Você terá muito menos oportunidades de deixar a sua casa com a sua personalidade. Há limitações nas mudanças que podem ser feitas. Por isso, o lugar nem sempre estará adequado às suas necessidades. Ou seja, mudanças estruturais não podem ser feitas.

 

Reajustes que podem ficar acima do esperado
Sempre que você firma um contrato de locação, um índice de reajuste rege as correções anuais. Antes da pandemia, o comum era usar o IGP-M, mas ele aumentou muito no período de crise sanitária. Agora, costuma-se usar o IPCA.

De toda forma, os reajustes podem superar aquilo que você espera. Com isso, seu planejamento financeiro pode cair por terra e ficar muito caro arcar com esse custo mensal.

 

Quando vale a pena pagar aluguel?
Vale a pena pagar aluguel quando o valor desembolsado todos os meses é de até 0,5% do preço total do imóvel que você compraria. Assim, se você pagaria R$ 500 mil em uma casa, a locação compensa até R$ 2.500. Além disso, é importante que você tenha a quantia necessária para esses pagamentos recorrentes.

Para ter mais certeza desse cálculo, você pode utilizar nossa calculadora online para fazer uma simulação, como vamos explicar melhor a seguir. De toda forma, ainda existem outros fatores que demonstram quando vale a pena pagar aluguel.:


Financiar um imóvel

 

Financiar um imóvel significa ter a sua casa própria. É como se você assumisse um compromisso de longo prazo e realizasse o sonho de ter um lugar para chamar de seu.

O financiamento imobiliário é o modelo mais comum de compra de um imóvel. Isso porque se torna muito difícil pagar à vista. Além disso, o consórcio exige que você conte com a sorte ou se programe para dar lances, a fim de receber a contemplação o quanto antes.

No entanto, os custos de comprar um imóvel também devem ser analisados. Inclusive, porque há pontos positivos e negativos nessa escolha.

 

O que considerar antes de financiar?
Entre alugar ou financiar um imóvel, a segunda alternativa é mais interessante para quem tem o sonho da casa própria. Porém, existem outras situações em que o financiamento é indicado. Elas são as seguintes:

A parcela é parecida com o valor do aluguel;
A qualidade do imóvel que vai comprar é a esperada;
Há certeza de que você vai morar no local por um longo prazo, 5 anos ou mais.
De toda forma, é importante analisar as demandas atuais e futuras. Assim, você evita comprar um imóvel agora e ter que se mudar em pouco tempo.

Ainda considere o seu perfil e saiba que você dificilmente conseguirá financiar 100% do valor do imóvel. Por isso, tenha uma quantia para dar de entrada.

Também tenha em mente que a propriedade só será sua depois da quitação de todo o financiamento. Nesse período de pagamento das parcelas, ele estará em alienação fiduciária.

Sem contar que a compra de um imóvel é um compromisso que demandará cautela e muito planejamento antes de fechar contrato. Se você analisar todos esses aspectos, tomará a decisão certa.

 

Vantagens de financiar um imóvel

As vantagens de financiar um imóvel são:

Investimento
Ao financiar um imóvel, você estará investindo no que é seu. Afinal, com uma propriedade em seu nome, terá toda a liberdade para fazer as reformas e mudanças conforme desejar.

Tranquilidade
Se sua perspectiva é morar no imóvel por um bom tempo com a tranquilidade de viver em um lugar de forma estável, financiar um imóvel é uma boa opção. Isso porque você poderá ficar nele pelo tempo que desejar.

Possibilidade de gerar uma renda passiva
Durante e após a quitação do valor integral do imóvel, você poderá contar com a rentabilidade do aluguel, caso deseje alugar o seu imóvel. Ou seja, poderá ter uma renda passiva.

Estabilidade
Entre alugar ou comprar, a segunda opção oferece mais garantia de estabilidade frente a outras aplicações que apresentam mais volatilidade. Por exemplo: durante a pandemia de Covid-19, as ações da bolsa caíram em dois meses e os preços do petróleo registraram queda recorde. Porém, o setor imobiliário conseguiu se manter.

Facilidade no planejamento financeiro
Se você tem estabilidade financeira e a parcela do financiamento não ultrapassa 30% da sua renda, certamente estará fazendo um bom negócio.

 

Desvantagens de financiar um imóvel


As desvantagens de financiar um imóvel são:

Taxa de juros
Todo financiamento imobiliário implica pagamento de taxas de juros. Ainda que as prestações sejam fixas, há esse valor que pode variar ao longo do tempo. Especialmente, se o contrato for reajustado conforme o IPCA e/ou a Taxa Referencial (TR).

Burocracia
O processo de financiamento imobiliário é burocrático. Você precisa apresentar vários documentos e seguir diferentes regras. Além disso, a aprovação do crédito pode demorar.

Chance de perder o imóvel em caso de inadimplência
Se você deixar de pagar as prestações, ficará com o seu nome sujo e pode até perder o bem, se não negociar com o credor. Portanto, é preciso ter um bom planejamento financeiro para evitar problemas.

 

É mais vantajoso comprar um imóvel financiado ou pagar aluguel?

Para saber se é mais vantajoso alugar ou comprar um imóvel financiado, é preciso considerar o seu perfil e o momento em que vive. E quem pode lhe ajudar neste momento de pesquisa e entendimento é uma consulta gratuita com um especialista SUDER para obter orientação personalizada. 

É só clicar aqui e tenha o melhor atendimenyto imobiliario do mercado.

FALE CONOSCO