10 Dicas de como Decorar seu Apartamento e Deixá-lo mais Valorizado

Na hora de vender ou alugar um apartamento existem detalhes que fazem toda a diferença para um novo morador. Um deles é a decoração

10 Dicas de como Decorar seu Apartamento e Deixá-lo mais Valorizado
  • Compartilhe
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp

Na hora de vender ou alugar um apartamento existem detalhes que fazem toda a diferença para um novo morador. Um deles é a decoração.

Abaixo, listamos  “10 DICAS DE COMO DECORAR SEU APARTAMENTO E DEIXÁ-LO MAIS VALORIZADO”  e que podem fazer toda a diferença na hora de fechar negócio, tanto para quem procura quanto para quem deseja disponibilizar seu imóvel no mercado.

 

1 - Invista em automação e tecnologia

automação e tecnologia - suder

Existem no mercado diversos produtos e soluções que oferecem muitas possibilidades de automação. Nos imóveis de alto padrão, é cada vez mais comum que o projeto preveja a automação em apartamentos, com recursos pré-definidos como tomadas USB e Controle de fechaduras eletrônicas. No entanto, fica a critério do proprietário decidir quais soluções melhor se encaixam no perfil dos moradores. E, inclusive, adicionar posteriormente outros recursos.

 

2 - Emprego de acabamentos nobres

acabamentos nobres - suder

Acabamentos em materiais nobres como porcelanato, mármore realçam o estilo e exclusividade do imóvel e valorizam não só o preço final, mas o ambiente.

Especialmente os materiaisnaturais como: linho, algodão, madeira e pedras que podem ser muito bem utilizados em estofados, tapeçaria, cortinas, móveis, revestimentos e etc.

 

3 - Um bom projeto luminotécnico, iluminação inteligente e integrativa

projeto luminotecnico - suder

Tanto a iluminação artificial como a natural apresentam um objetivo nos imóveis de luxo. A primeira abrange o uso de plafon, lustres, sancas, LED embutido, spot de trilho ou direcionado. Isso dependerá do tipo de ambiente, metragem, decoração, bem como da sensação que o morador deseja ter.Por exemplo, se o intuito é destacar uma linda tela na sala de estar, o spot de trilho será utilizado na direção do objeto.

Já os compartimentos mais intimistas recebem a iluminação de um abajur e lâmpadas com cores relaxantes, como o amarelo. No caso da iluminação natural, o projeto leva em conta o posicionamento da luz solar durante o dia. Assim, essa luminosidade entra nos ambientes na medida certa, gerando conforto térmico e uma atmosfera agradável. Além disso, áreas como jardins internos e quartos não sofrem o impacto da iluminação solar nos horários de pico de temperatura.

 

4 - Objetos decorativos de alto valor agregado, como obras de arte.

obras de arte - suder

Não necessariamente objetos no estilo clássico. A decoração é o charme do projeto arquitetônico de luxo. Ela se propõe a impressiona, valorizar os ambientes e transmitir o bom gosto do proprietário por meio de espelhos, lindos quadros, itens de design, vasos, obras de arte, entre outros recursos. Muitos dos itens decorativos podem vir de países como Índia, Emirados Árabes e Grécia, mas também de estados brasileiros que produzem lindas peças para ornamentar casas. Quanto ao material, sempre é de excelente qualidade. Não importa se o objeto é de ouro ou de tecido. É até difícil descrever o enorme prazer de morar em uma residência de alto padrão. Na verdade, essa experiência é um grande privilégio. Sendo assim, vale a pena pensar em adquirir um imóvel de luxo e dar esse presente para a família.

 

 5 - Biofilia através de jardins verticais

jardins verticais - suder

O design biofílico utilizado pela arquitetura moderna fomenta a interação do homem com a natureza, além de promover aspectos da sustentabilidade. Arquitetura biofílica surgiu como uma resposta que, através da adaptação e da alta tecnologia, possibilita que obras e construções diversas, antes tidas como frias e sem vida, sejam contempladas com aspectos da natureza real ou simulada e, por consequência, engajando o contato das pessoas com a vida verde. O emprego do design biofílico traz sofisticação e aconchego aos ambientes.

 

6 - Valorização dos visuais criando espaços de relaxamento

espaços de relaxamento - suder

Um bom emprego de cores mais neutras nas paredes remete a ambientes mais sofisticados (tons de cinza, azul, fendi e etc.), com uma iluminação que propicie ambientes relaxantes com o uso de luminárias e abajures com luzes indiretas em tons quentes (2700k).

Mas a combinação de outras cores pode elevar o astral do ambiente, influenciar na atenção, e despertar euforia e criatividade, é o caso do amarelo. O azul, por sua vez, transmite  sensações de calmaria e tranquilidade.

Um ambiente com uma bela paleta de cores pode destacá-lo e valorizá-lo aos olhos do mercado imobiliário.

 

7 - Escolha de mobiliário de qualidade e de design

qualidade e design - suder

Opte por boas marcas e peças assinadas. São atemporais e agregam valor. O design é uma espécie de “tema” do imóvel. Se observarmos bem, veremos toques da personalidade do proprietário, da essência do arquiteto, além de uma mensagem emitida pela residência. Sendo assim, diferentemente de uma casa comum, a de alto padrão é feita não só para ser habitada, mas também para mostrar o motivo de ter sido construída.

Em outras palavras, o design de um projeto de luxo confere ao imóvel o mesmo impacto que temos no momento em que apreciamos uma obra de arte. Afinal, tudo é harmonioso: a entrada, os cômodos internos, os jardins e os arredores externos da região, uma vez que a casa de alto padrão conversa com o ambiente em que está inserida.Não importa se o proprietário quer um projeto rústico, clean, contemporâneo ou clássico: a escolha ditará todo o contexto dos espaços. Estes costumam ter uma metragem generosa e uma atmosfera confortável e elegante.

 

8 - Marcenaria de boa qualidade e sob medida

marcenaria- suder

Com ferragens em metal. Uso de laca e lâminas de madeira natural agrega valor ao imóvel com uma atmosfera de elegância ao ambiente. Os móveis dos projetos de luxo são verdadeiros protagonistas dos cômodos. Por isso que eles são estrategicamente posicionados, conversam com o restante da decoração, combinam com as cores das paredes e provocam as mais variadas sensações nos moradores. Para atender a todos esses requisitos, muitos proprietários preferem móveispersonalizados — às vezes com um designarrojado ou, então, com toques tradicionais.

Em relação ao material dos itens, o luxo é refletido na estrutura, nos tecidos e nas superfícies. Por exemplo, um sofá de tecido linhão e armários de madeira nobre. Esse é um ponto que também revela muito sobre o dono da propriedade. Quando se trata de uma pessoa alegre e divertida, a mobília tende a ser mais colorida. Por outro lado, um tom mais sóbrio nos móveis demonstra que é alguém com personalidade mais séria. Além disso, sofás espaçosos espalhados pelas áreas de convivência apontam para um proprietário hospitaleiro. O projeto de luxo é todo pensado para se conectar, principalmente com o dono do imóvel.

 

9 - Eletrodomésticos de alto padrão

alto padrão - suder

Em busca de uma casa mais confortável, cada vez mais brasileiros investem em um decór que tenha a sua personalidade, sem deixar de lado qualidades como conforto e bem-estar. Reunir a família e amigos em casa passa a ser um programa preferido dos moradores. Para acompanhar essa tendência, cômodos sociais, como sala e a cozinha ganham destaque. Essa última, inclusive, é o brilho nos olhos de muitas pessoas que estão decorando suas casas.

Não é à toa, a procura por eletrodomésticos de luxo tem tido um aumento gradual nos últimos anos. Segue alguns exemplos de marcas que são uma verdadeira obra prima do design e possuem qualidade inquestionável marcas como: Lofra, Elettromec, Scholtés, Gaggenau, Smeg, Falmec, Bertazzoni, Crissair, etc.

 

10 - Tapetes com valor cultural e artístico

tapetes - suder

Os tapetes são acessórios cheios de utilidades: podem dar mais personalidade e aconchego, definir ambientes, melhorar a acústica e a sensação térmica de uma casa. E alem disso tudo, podem acrescentarvalor ao imóvel, especialmente aqueles dotados de valor cultural e artístico. Os tapetes orientais como os do tipo persas são famosos e muito desejados, um item como este com certeza é destaque em qualquer ambiente.

 

Com essas dicas certamente a decoração do seu imóvel será um show a parte. Todo o seu valor estético refletirá no preço de mercado na hora de colocar a venda.

 

Michelle Castro Freitas

Arquiteta e urbanista – Pós graduada em masterarquitetura lightning
Corretora de imóveis
 
FALE CONOSCO